quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Vaticano recomenda beatificação do papa Pio 12

A Congregação para as Causas dos Santos do Vaticano concluiu nesta terça-feira que o papa Pio 12, que liderou a Igreja Católica entre 1939 e 1958, deve ser beatificado.
Depois de 40 anos de deliberações, o painel de 15 cardeais e 15 bispos aprovou a beatificação do polêmico papa dos tempos da Segunda Guerra Mundial. A decisão final, no entanto, ainda deverá ser tomada pelo papa Bento 16.
Muitos grupos judeus acusam o papa Pio 12 de ter ignorado o envio de judeus para campos de concentração.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o então líder da Igreja Católica se absteve de assinar a declaração dos Aliados que condenava o extermínio de judeus e manteve uma posição neutra.
Mas o Vaticano sempre afirmou que o papa Pio 12 liderou uma "discreta diplomacia" que salvou as vidas de milhares de judeus.
Durante as últimas décadas, a Congregação para as Causas dos Santos analisou mais de 3 mil páginas de documentos antes de aprovar a beatificação de Pio 12.
A comissão do Vaticano para analisar a beatificação de Pio 12 foi aberta em outubro de 1967, mas só agora concluiu que ele praticou as virtudes de sua fé de maneira tão exemplar que a sua canonização deveria ser analisada.
Além de um decreto assinado pelo papa Bento 16, ainda são necessários dois milagres comprovados para que Pio 12 seja considerado um santo pela Igreja Católica.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/05/070509_papapiox11decisaofn.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário