Um
grupo de pessoas que decida operar no contexto humanitário e cultural poderá
constituir-se como uma entidade sem finalidades lucrativas, anexando-se,
eventualmente, a uma federação que se alinhe aos seus princípios. Mas por que
esta deveria ser um centro espírita? Porque o espiritismo, hoje, é manobrado
num contexto expansionista, seguindo os interesses das federações, de pessoas
ambiciosas e políticas, muito mais que da pureza e evolução da sua doutrina,
pois o espiritismo está criando fanáticos, muito mais do que adeptos
conscientes de ser participantes de uma doutrina clara e projetada para o
progresso espiritual e que deveria atuar num único contexto, que é aquele de
iluminar as massas nas luzes do verdadeiro e puro cristianismo.
Por
isso, pela ambição fanática de alguém deste grupo, particularmente atraído mais
pela paixão que pelo entendimento da verdadeira mensagem messiânica, será
formado o centro que progredirá principalmente porque os seus adeptos começarão
a praticar esta política de uns influenciarem os outros, e porque, não
discordando do catolicismo, se manterá aí a mesma métrica do dogma, as mesmas
orações, os hábitos fanáticos das filosofias religiosas, visitando igrejas,
santuários, relicários, observando as mesmas recorrências da igreja, tanto
quanto aquelas dos terreiros, da Páscoa, do Natal, do domingo, da sexta-feira
santa, etc.
Nesta
misturada toda, aí se praticará ainda o espiritismo misturado da umbanda no
kardecismo, e onde alguns serão dirigentes e condutores espirituais, onde se
aceitará o animismo como fenômeno mediúnico, e a apometria, para permitir que
se verifique ainda maiores confusões idealistas.
Muitos
não se preocupam em saber, mas ser espírita é simples transição de um ponto de
imobilismo para a evolução num conceito maior da religião Universal, que se
fundamenta na justiça de Deus e não levanta templos para uma fração de homens,
nem tem cultos forçados externos. Que, porém, dá a paz depois da oração, porque
a oração está despida de todas as superstições que acompanham as religiões
humanas. A definição exata deste lugar deveria ser "Centro de Luz",
onde se dá a definição exata do homem como ser e, para salvá-lo do desespero,
inicia-o na glória de Deus, nos Seus atributos de grandeza e poder, e se
diferencia das religiões humanas que O definem com as fraquezas inerentes à
humanidade.
Mas
esta luz não virá da federação onde este esteja anexado, virá do nível
espiritual consequente à elevação dos pensamentos e o desejo de perfeição, da
doutrinação exata, pois esta é a casa das inteligências que tenham alcançado a
clareza da religião Universal Cristã, que tem a sua base na alma e no espírito
como um santuário, e a alegria da segurança do provado.
Portanto
muitas pessoas que irão até lá, e que serão chamadas de trabalhadores, não se
darão conta, mas a maioria dos problemas que irão ter, provirá simplesmente da
prática deste seu tipo de espiritismo, pois a razão de ser e de existir de um
verdadeiro centro espírita é a geração de conceitos e estudos espirituais, e
seu alvará vem da espiritualidade, pois de outra forma, o nível espiritual das
entidades que ali entrarão será o mesmo daquele das pessoas que ali operarão.
É
claro que é fácil contar os centros que têm este tipo de autorização para
funcionar, pois é suficiente examinar as suas obras espirituais, onde se atende
a penetração dos mistérios da vida e da morte, onde cabe evidenciar o princípio
Criador e interpretar as leis do oculto, cósmicas. Onde se explica e se estuda
a validade das doutrinas e se reduz a pó os falsos ídolos, as falsas crenças,
os condicionamentos mentais, doa a quem doer, e onde, nesta luz dos
conhecimentos, edifica-se o templo do Criador, ao qual não poderá faltar a
segurança total, porque é aí que se difunde o conhecimento, na visão provada
corretiva e provável, da visão desta época onde já devem ser descontados os
contextos técnicos e intelectuais do homem. Claro que ali não haverá médiuns
obsediados, porque esta mediunidade será curada e não precisarão de falsos
sufrágios, condicionamentos ou ilusões, para serem realizações de uma
espiritualidade bem superior a estas fraquezas humanas.
O
atraso desta humanidade ainda é muito grande e, por isto, muitos vão atrás de
tudo o que é modismo por aí e nisso se auto-condicionam. Mas o espiritismo não é
modismo, é uma consequência da vida, mas por si mesmo é cármico, e quem vai
atrás disso se perde. Quem enfrenta porém, ainda raras vezes vê-se reconhecido,
e quase sempre luta sozinho quando quer levantar os dominados das ordens
inferiores ao nível da Criação e da ordem Universal.
Do livro “O EVANGELHO SEGUNDO A LITÁURICA”
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