quinta-feira, 19 de abril de 2012

O DISCURSO SOBRE A PRECE


“A prece é uma expressão inteiramente pessoal e espontânea da atitude da alma para com o espírito; a prece deveria ser a comunhão da filiação e a expressão da fraternidade. A prece, quando ditada pelo espírito, conduz ao progresso espiritual cooperativo.
E, de novo, vos digo: Pedi e vos será dado; buscai e encontrareis; batei e a porta abrir-se-á para vós. Pois todos aqueles que pedem, recebem; e aquele que busca, encontra; e, para quem bate, a porta da salvação será aberta.
“Qual de vós, sendo um pai, se o vosso filho fizer um pedido tolo, hesitaria em dar a ele, preferivelmente, mais de acordo com a vossa sabedoria de pai, do que nos termos do pedido errado do filho? Se a criança necessita de um pão, vós dar-lhe-eis uma pedra, apenas porque tolamente ela pediu a pedra? Se o vosso filho necessita de um peixe, dareis a ele uma cobra d’água, apenas porque ela veio na rede com os peixes e porque a criança imprudentemente pede a serpente?
A PRECE DAQUELE QUE CRÊ
Todavia, os apóstolos não estavam ainda satisfeitos, desejavam que Jesus lhes desse um modelo de prece que pudessem ensinar aos novos discípulos. Depois de ouvir esse discurso sobre a prece, Tiago Zebedeu disse: ‘Ensinai-nos como orar de um modo aceitável, para o Pai no céu’ ”.
Quando Tiago terminou de falar, Jesus disse: “Se, então, vós ainda desejais uma prece, eu gostaria de apresentar-vos aquela que ensinei aos meus irmãos e irmãs, em Nazaré:
“Pai nosso, que estais no céu,
Santificado seja o vosso nome.
Venha a nós o vosso Reino; a vossa vontade seja feita
Assim na Terra como no céu.
O pão nosso de amanhã, dai-nos neste dia;
Refrescai as nossas almas com a água da vida.
E perdoai-nos de todas as nossas dívidas
Como nós perdoamos também aos nossos devedores.
Salvai-nos da tentação, e livrai-nos do mal,
E fazei-nos sempre mais perfeitos, como Vós o sois.
MAIS SOBRE A PRECE
A repetição sincera e veemente de qualquer prece, quando esta é a expressão sincera de um filho de Deus e é feita com fé, não importando o quanto seja improvável ou impossível de se obter uma resposta direta a ela, servirá sempre para expandir a capacidade de receptividade espiritual da alma. (Texto extraído do "O LIVRO DE URÂNTIA", págs 1619 a 1621)

Nenhum comentário:

Postar um comentário