quarta-feira, 17 de agosto de 2011

BONDADE

Esta palavra tem recebido muitos significados que colocam dúvidas no nosso pensamento. E para que essa reflexão seja racional, temos que avaliar o que a maioria entende por bondade, isto é, como é ser Bom? Dar esmolas, um prato de comida a quem tem fome, agasalhar os que têm frio. O homem bom é caridoso somente porque ajuda as instituições sociais com doações em dinheiro para salvar menores carentes. Não lhe parece que estas campanhas ano a ano, não conseguem mostrar resultados melhores porque esquecem que uma criança não precisa só de um pão e uma blusa hoje, mas que se não lhe ensinarem uma profissão, seus pais não tiverem condições favoráveis financeiras para criá-lo, qual será o seu futuro?

Com o advento da revolução informatizada, a indústria robotizada, um enorme “exército de reservas”, o comércio informal, onde o mercado de papéis manipula o jogo político refletindo uma sociedade injusta e cada vez menos igualitária. E através da mídia que envolve crianças, jovens e adultos sedentos de prazer, na buscar do Ter, nem que para isso “precise pisar nos sentimentos alheios” e estimulando o consumo produzindo obesos de um lado e aumentando de outro lado a fome e a miséria. A TV que esta ligando na maioria dos lares em suas programações mostra a preocupação da audiência na venda e no dinheiro, muito mais do que na qualidade de informações, passando um modelo para a sociedade onde parece impossível escapar de nos tornar pessoas em simples bonecos manipulados pelos interesses políticos, de empresas formadoras de opinião alienantes, transformando homens em carneirinhos.

Ser bondoso é praticar e estimular a prática do bem. Imaginem uma mãe, recebendo uma reclamação da vizinha, porque esta viu seu filho pichando o muro de sua casa. Estará esta mãe sendo bondosa com o filho, ao defendê-lo? Com certeza não, pois assim estará estimulando o filho a repetir o erro. A bondade neste caso consistirá em mostrar ao filho o erro cometido, será um ato de bondade faze-lo pintar o muro pichado, para que não esqueça mais o que não deve fazer. Ser bondoso então, não quer dizer apoiar o outro quando comete um erro, mas sim adverti-lo, chamando a sua atenção para a sua atitude errada. Ser bondoso quer dizer também elogiar o outro quando a sua atitude é plena de integridade moral, estimulando a repetição.

Uma outra forma de ser bondoso é através do ensino: quando percebemos alguém em dificuldades, devemos ensinar-lhe, quando sabemos o caminho para encontrar a solução.

Quando praticamos a bondade, estamos falando de comportamentos pertencentes à sua estrada do amor e estamos também estimulando a prática dos bons conceitos na busca do conhecimento, onde emerge a honestidade, a verdade, a piedade, o respeito aos outros, ao bem comum incluindo à natureza e muito mais. – (do livro CARTILHA LITÁURICA das Legiões Litáuricas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário