segunda-feira, 10 de outubro de 2011

VIDA DE JESUS DITADA POR ELE MESMO - 2ª PARTE - CAPÍTULO XVIII - RESUMO

A desgraçada condição vossa, filha principalmente da cegueira  com que vos apegais às cousas terrestres, move-nos a piedade por vós, aos que vivemos já no  meio das intensas claridades da alma, que demonstram ante nossos olhos as torpezas que como pesadas cargas de chumbo, oprimem vossos espíritos, impedindo-lhes o voo para permitir-lhes somente arrastarem-se pelo imundo lodaçal das baixezas próprias dessas capas inferiores, que unicamente por cobardia não haveis ainda abandonado. Vossa teimosia, mais que tudo é, pois, o que vos tem acorrentado ao próprio montão de pó que pisais.
Amigos meus, filhos meus, queridos irmãos meus, refleti com seriedade, alguma vez sobre a mísera situação a que vos encontrais, submetidos por não quererdes fazer um pequeno esforço de espiritualidade, isto é, um pequeno esforço de vossa personalidade sobre os instintos carnais e tendências mundanas inerentes à vossa natureza terrestre.
Acreditais porventura que no meio da condição vossa, tão longe ainda de vislumbrar a verdadeira luz do espírito, acreditais porventura que a alma de Jesus possa permanecer indiferente e fria? Não, certamente e tampouco o podem os celestes mensageiros que o acompanham no cumprimento de sua sagrada missão.
Mas este é o preceito: “Que a luz veio ao mundo e os homens amaram mais as trevas que a luz; porque suas obras eram más”. “Porque todo homem que procede mal, aborrece a luz, e não vem à luz para que suas obras não sejam censuradas”. Assim, portanto, hoje também acontece, com grande pesar para mim, que ausentes vejo de meu lado muitos espíritos que deveriam ter conquistado maior elevação e grandeza e retrocederam, entretanto do caminho que com tanta vontade empreenderam.
...dia de responsabilidades, que para todo espírito chegará, ...pelo que significa quanto ao que o espírito tem de receber como prêmio ou como castigo, assinalando também uma nova etapa para seu porvir.
Não vos assombre do que em ocasiões dissera com palavras como estas: “Na verdade vos digo que não passará esta geração sem que sucedam todas estas cousas”, porquanto Jesus olhava muitas vezes mais para o ambiente do espírito que para o homem... pois via-se levado a considerar todas as cousas quase como presentes, tal como o espírito acontece.
O homem alma é revestido de um corpo pela cadeia de seu astral, como já vos disse e unicamente pelo corpo participa da natureza carnal, para motivo de adiantamento. Toma assim adaptação entre as cousas da Terra para o enriquecimento, com elas, de sua própria pessoa de espírito. Mas vós, em vez de enriquecer dessas cousas o espírito, formais com elas correntes que a Terra o atam e sobre ele exercem pressão para impedimento de seu voo. Dominar, pois, antes que tudo, o corpo e seus apetites e elevar-se, superior na vontade do caráter, por cima de tudo o que lhe oferece sua passageira morada na Terra,...
Do livro: VIDA DE JESUS DITADA POR ELE MESMO – Páginas 388 a 391

Nenhum comentário:

Postar um comentário