sexta-feira, 30 de setembro de 2011

VIDA DE JESUS DITADA POR ELE MESMO - 2ª PARTE - CAPÍTULO VI - RESUMO

“O homem caído de sua primitiva pureza”, tem-se dito, “porquanto toda obra saída das mãos de Deus há de ser naturalmente pura; caindo na impureza tão depressa ele se verá por si mesmo amparado e guiado, porque o seu pensamento é curto, acha-se em trevas a fé, e a visão da alma entravada pela falta de conhecimento do espírito. Essa primitiva pureza é, pois com relação ao que se refere ao ponto de partida do ser como obra do Pai, porém pobre dos dons do espírito, que tão-só pela queda e pela regeneração, pelo sacrifício e pelo esforço, hão de ser alcançados.”.
Difere, portanto a primitiva pureza do ser, que lhe foi dada, da que ao ser lhe pertence por sua própria aquisição, com o esforço e o sacrifício, com a queda e a penitência. Mas quando muito fundo a alma mergulhou na impureza e no erro, muito andou a desordem e muito intimamente se entregou às baixezas da materialidade do corpo e das paixões carnais e satisfações de desejos impuros, converteu-se então a alma em escrava da matéria e do corpo; nada já por si mesma pode e preciso lhe é um Salvador, o que, portanto aconteceu com o Filho de Deus.
A redenção humana não era já possível somente pelo esforço do homem e necessária era a vinda do Messias prometido, para encaminhá-lo novamente pelo direito caminho que o conduzirá para sua salvação, no além.
O homem espírito é encarcerado no cárcere da matéria, mas para vida de espírito foi criado; fora da matéria há de ser sua liberdade e sua grandeza.
Os anjos no céu moram e também os espíritos dos homens hão de ser.
Nos espaços é o céu, mas não os espaços o céu. Os espíritos do Senhor estão nos espaços e no céu. Os espíritos do Senhor estão em Deus e que em Deus está no céu está também.
Irmãos meus, filhos meus, amigos meus, ouvi, pois minhas palavras, que a salvação vos traz, com o conhecimento das verdades necessárias para alcança-la. Abri vossos espíritos à confiança, acreditai em minha palavra que é a palavra do Pai. Melhorai-vos em vossos hábitos e em vossos desejos, elevai vosso pensamento a Deus e fazei penitência de vossos pecados, confessando-vos também uns aos outros.
Do livro: VIDA DE JESUS DITADA POR ELE MESMO – Páginas 337 a 338

Nenhum comentário:

Postar um comentário